Curcumina apresenta atividades neuroprotetora

A curcumina apresenta diversas atividades biológicas, dentre as quais: propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antitumorais, sendo que a primeira, é a que mais desempenha um papel importante no tratamento das doenças, como as de origem neurodegenerativas.

Cúrcuma

A Cúrcuma longa L., conhecida popularmente como açafrão, é uma planta de folhas grandes e longas, tendo como destaque importante o rizoma, que é um tipo de caule subterrâneo, muito rico em curcumina, substância que confere ao rizoma uma cor alaranjada.  

A cúrcuma há milhares de anos tem sido utilizada como tempero e pigmento em preparações culinárias nos países do sul e sudeste da Ásia, com destaque para a Índia, berço dessa especiaria dourada.

A cúrcuma tem sido utilizada como condimento, conservante e remédio herbal no tratamento de condições médicas como artrite, câncer, doenças cardíacas e outras.

Curcumina

Na cúrcuma, quimicamente falando, três substâncias polifenólicas se destacam, e que pertencem a família dos curcuminóides, são elas: Curcumina, desmetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina.

Das três, a curcumina é a que apresenta uma maior atividade biológica dentre os curcuminóides, não sendo à toa, que tem sido utilizada para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos, suplementos e alimentos.

Assim, a curcumina é um composto polifenólico natural derivado da cúrcuma. Ela pura, é um material cristalino de cor amarelo-alaranjado, que normalmente vem em forma de pó e que apresenta baixa solubilidade em água.

Vantagens da curcumina

No manuseio de doenças, seja na prevenção ou tratamento, a curcumina apresenta um baixo custo, bom perfil de segurança e  efeitos colaterais raros quando usado na dose certa, conforme orientação médica.

Desvantagens da curcumina

A principal limitação da curcumina reside na sua baixa solubilidade em água, o que resulta em uma absorção intestinal reduzida e uma biodisponibilidade mínima.

Devido a essa baixa absorção, as preparações farmacêuticas como o Theracurmin, utilizam tecnologias modernas que favorecem uma maior absorção.

Em muitos encapsulados como por exemplo: Curcumix e Curcuma Piperine, a pimenta-do-reino é adicionada junto a curcumina, pois a piperina presente na primeira, aumenta a absorção da segunda.

Curry

O curry é uma mistura de ervas e especiarias onde se destaca a curcumina, responsável pela cor amarelada. O curry é amplamente utilizado na culinária indiana, tailandesa e em países de influência indo-portuguesa. 

Os ingredientes do curry podem variar conforme a região.  No entanto, aqui estão alguns ingredientes comuns que são frequentemente encontrados em receitas de curry:  Açafrão, cominho, coentro, cebolas, alho, gengibre, canela, cardamomo, cravo e pimenta em pó.

Curcumina – é bem documentado por suas propriedades neuroprotetoras

Doenças degenerativas como Alzheimer, a prevenção e a reversão são os objetivos a serem alcançados quando se trata dessa condição médica, onde a curcumina apresenta um papel importante em ambos objetivos.

Pesquisas (pesquisa 1 e pesquisa 2) sugerem que as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-amilóides da curcumina, proporcionam benefícios neuroprotetores.

Devido as respectivas propriedades neuroprotetores da curcumina, uma grande gama de estudos vem relatando os benefícios neuroprotetores da curcumina, como os listados abaixo.

Estudos  (estudo 1 e estudo 2) apontam uma menor incidência de doença de Alzheimer em indianos que consomem regularmente a curcumina em curry, bem como uma ligação direta entre o consumo dietético de curry e um melhor desempenho cognitivo em adultos mais velhos, o que apoia a hipótese de que a curcumina apresenta atividades neuroprotetoras.

Outro estudo utilizando uma forma biodisponível de curcumina (Theracurmin ® contendo 90 mg de curcumina duas vezes ao dia) em adultos não dementes, apontou que o uso diário do Theracurmin oral, favorece a melhoria da memória e da atenção em adultos não dementes.

Quais as formas de ingestão da curcumina?

Existem diversas formas de incorporar a curcumina no dia a dia. Ela pode ser utilizada como tempero em preparações culinárias, adicionada a bebidas quentes como chás e leite dourado, consumida através de suplementos, combinada com pimenta-do-reino para melhorar a absorção, e adicionada a receitas saudáveis como sopas, molhos e pratos de legumes assados.

Suplementos e formas farmacêuticas

No Brasil, existem diversos suplementos disponíveis que contêm curcumina como constituinte. 

Curcumina em cápsulas ou comprimidos: Há várias marcas que oferecem curcumina em forma de cápsulas ou comprimidos, como Curcumin Max, Curcumin 95, Curcumin Longvida, Curcumini premium, Curcumin gotas, entre outros.

Curcumina combinada com outros ingredientes: Além da curcumina isolada, há suplementos que combinam curcumina com outros compostos benéficos, como a curcumina combinada com piperina (extrato de pimenta-do-reino), que auxilia na absorção, encontrada em produtos como Curcumix e Curcuma Piperine.

Theracurmin – um suplemento conhecido que utiliza uma forma específica de curcumina chamada Theracurmin. Essa forma de curcumina é desenvolvida para melhorar a sua biodisponibilidade e absorção pelo organismo, permitindo que seus benefícios sejam aproveitados de forma mais eficaz.

O Theracurmin é amplamente utilizado como suplemento alimentar no Brasil e em outros países.

É importante ressaltar que a escolha de um suplemento de curcumina, seja o Curcumax, Curcumin Max, Curcumin 95, Curcumin Longvida, Curcumin gotas, Curcumix, Curcuma Piperine e Theracurmin, deve ser feita com base em orientação de um profissional de saúde, levando em consideração as necessidades e condições individuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima