Instituto confirma febre maculosa em dentista que morreu após viagens a SP e MG

Instituto confirma febre maculosa em dentista que morreu após viagens a SP e MG

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta segunda-feira (12) que a dentista Mariana Giordano foi diagnosticada com febre maculosa. Ela e o namorado, o piloto de corridas Douglas Costa, morreram no dia 8 de junho após desenvolverem repentinamente febre, dores no corpo e erupções vermelhas.

Segundo relatos, Mariana notou marcas de picadas de insetos no corpo após viajar para Campinas, no interior de São Paulo. Posteriormente, o casal viajou para Monte Verde, distrito do município de Camanducaia, em Minas Gerais, mas ela começou a apresentar sintomas no segundo dia de internação.

A febre maculosa das Montanhas Rochosas é uma doença infecciosa causada por bactérias transmitidas pela picada de uma das espécies de carrapatos, Amblyomma cajennense, comumente conhecido como “carrapato estrela”. A doença pode causar um quadro febril agudo e pode variar de casos assintomáticos a casos mais graves, com alto risco de morte.

Seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças que causam febre alta. O período de incubação é de dois a 14 dias. Os sintomas do casal começaram no dia 3 de junho.

Em São Paulo, existem duas espécies da bactéria. Os municípios de Campinas – por onde o casal passou – e Piracicaba, também do interior, são os que registram o maior número de casos da doença.

Em 2023, até agora, nove casos de febre maculosa das Montanhas Rochosas e três mortes foram relatados. Ambas as versões – Rickettsia rickettsii e Rickettsia parkeri – são potencialmente letais e requerem tratamento imediato com antibióticos específicos.

“A Secretaria Estadual de Saúde enfatiza que as pessoas que moram ou viajam para áreas de transmissão devem ficar atentas a qualquer sinal de febre e procurar atendimento médico, informando aos profissionais de saúde sobre sua presença nessas regiões para receber tratamento precoce e evitar a progressão da doença”, disse. a agência explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima