PRAVALER – como funciona?

O Crédito PRAVALER é uma excelente opção para quem não conseguiu financiamento pelo Fies.

Para a maioria dos estudantes, a única saída para obter um curso superior é fazer um investimento. É nesse momento que entram em cena os programas que apadrinham a vida dos estudantes, como o PRAVALER. Eles facilitam o processo de pagamento das mensalidades.

PÚBLICO DO PRAVALER

O PRAVALER atende principalmente a jovens e adultos que almejam o ensino superior, mas não realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou não conseguiram vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Desta forma, os alunos que enfrentaram dificuldades nos processos tradicionais de admissão ou não tiveram acesso a programas financiados pelo governo, como o Fies, agora têm a oportunidade de perseguir seus objetivos acadêmicos e obter um diploma de ensino superior com ajuda do PRAVALER.

O que é o PRAVALER?

O PRAVALER é o maior programa de crédito universitário privado do país e tem desempenhado um papel fundamental em tornar o ensino superior mais acessível para milhares de estudantes em todo Brasil.

O PRAVALER funciona como uma espécie de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) privado. Estudantes de todo o Brasil, podem solicitar crédito para pagamento de cursos universitários em instituições de ensino particulares e parcelar o pagamento para além do período de formação.

Desde a sua criação, em 2006, o PRAVALER já atendeu mais de cem mil alunos em mais de 500 faculdades e universidades em 26 estados do Brasil.

Como funciona o PRAVALER?

Por meio da plataforma PRAVALER, o estudante paga metade do valor da mensalidade em até o dobro do tempo do seu curso, ou seja, se o curso for de 4 anos, o estudante terá até 8 anos para quitar o contrato.  

Assim, o estudante paga parte do valor das mensalidades durante a formação e outra parte após a formação, sem muita burocracia e sem tantas exigências como os programas do governo federal (ProUni e FIES).  O número de parcelas também depende da parceria do programa com a instituição de ensino.

É muito importante os pretendentes ao financiamento, consultar as faculdades e universidades cadastradas na plataforma PRAVALER!

Ao optar pelo financiamento, o aluno será responsável pelos juros da plataforma, que podem variar de zero a 3% ao mês, dependendo da universidade e da graduação escolhida. Observa-se que as taxas são bem menores do que os juros de cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo pessoal! Na opção de financiamento em que a universidade cobre integralmente os juros, a taxa de juros é zero.

O crédito PRAVALER pode ser usado para facilitar o pagamento das mensalidades de diferentes cursos, inclusive, os mais caros, como Medicina.

Outras vantagens e facilidades do PRAVALER

É perfeitamente possível utilizar o programa em conjunto com outros benefícios, como por exemplo: em caso de um estudante possuir uma bolsa parcial que cubra metade do valor das mensalidades, é possível parcelar a outra metade com o PRAVALER.

E tem mais:

  • A solicitação pode ser feita durante todo o ano, a qualquer momento.
  • Não é necessário ter realizado o Enem para participar.
  • Não é preciso ter cursado o ensino médio em uma escola pública.
  • O crédito é aprovado instantaneamente, com apenas um clique.

Requisitos para participar do PRAVALER

=> Pessoas que possuam CPF válido e que comprovem renda mínima de 2,2 vezes o valor da mensalidade do curso. A renda mínima a ser comprovada pode ser a soma dos rendimentos do garantidor e do estudante. No entanto, caso o aluno não tenha renda própria, os rendimentos computados serão somente do garantidor.

Exemplo de cálculo: mensalidade de R$ 1 mil => renda de R$ 2.200

=> Ter um garantidor (fiador): pode ser qualquer pessoa próxima ao aluno, como pai, mãe, tio, desde que possua renda mínima a partir de um salário mínimo e que não possua nenhum outro contrato vigente com o PRAVALER (também não pode ser fiador de nenhuma outro estudante no momento da contratação do financiamento).

=> Sem restrições: o aluno não pode ter restrições de crédito junto ao Serasa, SPC, SCPC ou qualquer outro órgão de proteção ao crédito. O CPF precisa estar em situação regular (o do fiador também).

=> O financiamento é restrito a um contrato por vez. não existe a opção para o aluno usar o PRAVALER para financiar graduação e pós-graduação ao mesmo tempo.

Como contratar o PRAVALER?

É muito simples e todo processo pode ser feito através da internet.

A seguir, as 4 etapas para o estudante obter o seu crédito:

Etapa 1 – Realize o cadastro no site do PRAVALER. Basta informar seu número de CPF. Nesse momento, você descobrirá se possui crédito pré-aprovado de acordo com as políticas do programa. O cadastro tem validade de 90 dias.

Um fato importante e que é uma dúvida de muitas pessoas: para esta etapa, não se faz necessário estar matriculado em um curso na universidade.

Caso decida prosseguir com a contratação do PRAVALER, é só enviar os documentos necessários através do Portal do Aluno.

Etapa 2 – Ao contratar o financiamento, é imprescindível estar matriculado no curso da instituição de ensino escolhida. A instituição realizará uma análise dos seus dados e terá um prazo de até 90 dias para responder à sua solicitação de crédito pelo PRAVALER. A faculdade irá confirmar as informações acadêmicas, matrícula, valor da mensalidade e a regularidade do pagamento das mensalidades, entre outros detalhes.

Etapa 3 – Se a faculdade aprovar a continuidade do seu PRAVALER, será preciso fazer o download do documento e verificar os seus dados e os do seu fiador no contrato de obtenção do crédito estudantil. Todo o processo é realizado diretamente no site, então não se preocupe. Caso esteja tudo correto, basta imprimir duas cópias, assinar e entregar os documentos na faculdade, respeitando os prazos estabelecidos.

As duas vias do contrato devem ser assinadas pelo aluno, pelo fiador e pelo cônjuge do fiador (caso exista). No caso de estudantes menores de 18 anos, o responsável também precisa assinar.

Etapa 4 – Os documentos necessários, tanto seus quanto do seu fiador, são os seguintes:

  • Documento de identificação oficial (RG, CNH, documentos de entidades de classe profissional, Registro Nacional de Estrangeiro ou Carteira de Trabalho e Previdência Social).
  • CPF.
  • Comprovante de endereço (contas de luz, água, gás, telefone fixo, cópia de contrato de locação, conta de TV a cabo ou de internet banda larga, IPTU). Caso não possua, é possível apresentar uma declaração de residência.
  • Comprovante de renda do aluno e do fiador.
  • Comprovação de matrícula na instituição e no curso que será financiado.

É possível cancelar o financiamento?

Conforme disposto no regulamento do PRAVALER, o aluno pode a qualquer momento, solicitar o cancelamento do financiamento, bastando para isto, entrar em contato com a Central de Atendimento.

O cancelamento ocorre após avaliação do PRAVALER em conjunto com a instituição de ensino. Uma vez cancelado o contrato, o aluno pagará apenas pelo tempo que usou o programa.

Mais informações podem ser obtidas no site do PRAVALER e no Atendimento ao Cliente (SAC) 0800 724 1212.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima