Tratamento para calvície – minoxidil

Tratamento para calvície

Tratamento para calvície – existem apenas dois tratamentos aprovados pela FDA para alopecia androgenética – comumente conhecida como queda de cabelo de padrão masculino ou feminino: minoxidil e finasterida.

A Industria farmacêutica lançou o minoxidil para o tratamento da hipertensão, no entanto, o grande mercado dessa droga, acabou sendo o da estética capilar. Hoje, o minoxidil é uma substância amplamente conhecida e utilizada no tratamento para calvície.  

Mais cabelos nascendo – efeito adverso do minoxidil

Minoxidil é um medicamento vasodilatador, induz o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que faz reduzir a pressão arterial. Por esta ação vasodilatadora, o minoxidil de uso oral passou a ser prescrito inicialmente para o tratamento da hipertensão arterial.

De forma surpreendente, os médicos observaram que pacientes calvos que tomavam o medicamento regularmente, apresentavam crescimento capilar e hipertricose generalizada.

A hipertricose é uma condição caracterizada pelo crescimento excessivo de cabelo em áreas do corpo onde normalmente não cresce tanto cabelo.

O crescimento de mais cabelos induzido pelo minoxidil incentivou a indústria farmacêutica a produzir o minoxidil de uso tópico para o tratamento para calvície (alopecia androgenética), inicialmente em homens e depois em mulheres.

Tratamento para calvície – novo mercado do minoxidil

O nascimento de novos cabelos (hipertricose) acabou revelando uma nova e promissora aplicação para o minoxidil, já que a alopecia androgenética acomete milhões de pessoas em todo mundo.

Isso abriu as portas para um mercado extremamente lucrativo, transformando um efeito adverso em uma oportunidade de negócio excepcional para essa droga no mercado da estética capilar.

Até o momento, o minoxidil tópico é o principal tratamento para a alopecia androgenética, o que levou ao desenvolvimento de formulações tópicas de minoxidil especificamente para o tratamento da calvície e perda de cabelo.

Minoxidil – como ele induz o crescimento capilar?

O Minoxidil é um potente vasodilatador arteriolar, o que significa que ele relaxa e alarga os vasos sanguíneos.

Quando usado no couro cabeludo, isso permite um maior fluxo de sangue para os folículos capilares, fornecendo mais oxigênio, hormônios e nutrientes, compostos essenciais para o crescimento do cabelo.

O Minoxidil reduz a fase telógena e aumenta a fase anágena

Um estudo observou que o Minoxidil encurtou a fase telógena para 1 a 2 dias e aumentou a taxa de síntese de DNA em bulbos anágenos, sugerindo que o Minoxidil estimulou células germinativas capilares secundárias de folículos telógenos, o que provocou uma rápida mudança para a fase anágena.

Entendendo o parágrafo acima

O ciclo de vida de um fio de cabelo é dividido em três fases: anágena, catágena e telógena. A fase anágena é a fase de crescimento, a catágena é uma fase de transição curta e a telógena é a fase de repouso, quando o cabelo para de crescer e eventualmente cai.

Nesse contexto, o fato do minoxidil encurtar a fase telógena e estimular uma rápida transição para a fase anágena, isso é extremamente benéfico para o crescimento capilar. Isso significa que o minoxidil reduz o tempo em que o cabelo está em repouso (fase telógena) e aumenta o período em que o cabelo está crescendo (fase anágena).

Além disso, o aumento da taxa de síntese de DNA em bulbos anágenos sugere que o minoxidil está estimulando a atividade celular nos folículos capilares, o que leva ao crescimento de cabelos mais saudáveis e fortes.

Tratamento para calvície - outros estudos

Um estudo observou um aumento no tamanho dos folículos capilares e também um maior número de folículos na fase de crescimento, conhecida como fase anágena.

Vários ensaios clínicos em pacientes com alopecia androgenética tratados com uma solução tópica de Minoxidil a 2% ou 5%, já demonstraram um aumento notável no crescimento do cabelo e diminuição na perda de cabelo.

Normalmente, os melhores resultados são alcançados com a formulação de 5% em homens e mulheres, não apenas em regenerar a perda de cabelo, mas também em melhorar as percepções psicológicas da perda de cabelo.

Já está muito bem documentado que o uso tópico do minoxidil pode resultar em um crescimento capilar mais rápido e em fios de cabelos mais saudáveis e fortes. Isso pode ser particularmente útil para pessoas que estão experimentando perda de cabelo ou calvície, pois pode ajudar a estimular o crescimento de novos cabelos.

O minoxidil será eficaz para todos os tipos de calvície?

Existem vários fatores que podem influenciar a eficácia do minoxidil, incluindo a origem da calvície, a genética individual, a extensão da calvície, a resposta individual ao medicamento, o compromisso do uso contínuo e regular e, principalmente, o momento do início do tratamento.

O momento ideal para iniciar o tratamento com minoxidil é quando os primeiros sinais de perda de cabelo começam a aparecer, como o surgimento de entradas ou o afinamento do cabelo em certas áreas do couro cabeludo.

Isto porque, o minoxidil é mais eficaz na prevenção da perda do cabelo do que induzir folículos capilares já adoentados a retornarem a produzir fios.

Claro, dependendo da área afetada, e do início da calvície, o minoxidil induz sim, muitos folículos a retornarem a produzir fios capilares.  

É importante entender que a perda de cabelo é um processo gradual e que o tratamento precoce ajuda a retardar ou até mesmo interromper esse processo.

Ao notar uma queda excessiva, redução da densidade capilar, entradas, iniciar o tratamento imediatamente com minoxidil, que isso irá favorecer a saúde dos seus folículos capilares.

No entanto, uma vez que a perda de cabelo é crônica – ou seja, grandes áreas brilhantes e lisas sem absolutamente nenhum cabelo – o minoxidil e outros tratamentos para a calvície, apresentam uma eficácia muito limitada, e dificilmente, irá reverter o processo.

O efeito é menos perceptível para quem perdeu todo ou a maior parte do cabelo.

Interrupção do tratamento

A interrupção do tratamento resulta em perda de cabelo progressiva dentro de 12 e 24 semanas.

Efeitos colaterais

Embora o minoxidil seja geralmente seguro para uso, ele pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas.

Os efeitos colaterais mais comuns incluem irritação do couro cabeludo, como coceira e descamação. Em casos muito raros, pode provocar batimento cardíaco irregular, tontura e inchaço das mãos ou pés.

Onde comprar o minoxidil?

O Minoxidil é um medicamento amplamente acessível e pode ser adquirido de várias maneiras.

Uma opção é através de farmácias de manipulação, onde o medicamento é preparado especificamente para atender às necessidades individuais do paciente.

Além disso, o minoxidil também está disponível em grandes redes de farmácias, como a Farmácia Pague Menos e a Extrafarma, onde se pode encontrar a marca comercial Pant.

Para aqueles que buscam opções internacionais, a melhor escolha é o Minoxidil Kirkland, uma marca popular dos Estados Unidos, a marca de minoxidil mais procurada e vendida no mundo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima